Quinta, 17 de abril de 2025
(96) 99163-4223
Entretenimento

06/08/2023 às 23h37

78

/

Iza se livrou de relacionamento tóxico: como saber se você está vivendo um?
Relacionamento Tóxico
Iza se livrou de relacionamento tóxico: como saber se você está vivendo um?
Iza faz referência a álbum de Beyoncé em fotos na praia


Iza e o produtor musical Sérgio Santos encerraram o casamento de 4 anos em outubro do ano passado e, segundo a coluna de Lucas Pasin, em Splash, a coisa não foi amigável. A cantora disse que chegou à conclusão de que vivia em um relacionamento tóxico depois de ser muito tempo sendo alertada por pessoas próximas.


O problema é que, para quem está dentro de um relacionamento, esse tipo de percepção não é tão simples. Como, então, identificar se você está vivendo uma relação tóxica ou, ainda mais crítica, abusiva? Uma questão é certa: nos dois casos, não é fácil se libertar, apesar de ser extremamente necessário, pois ambos trazem prejuízos para o lado mais vulnerável.


Tóxico ou abusivo: vamos às diferenças e como as notar Relacionamento tóxico é aquele que faz a vítima - seja homem ou mulher - se sentir mal, presa ao passado e à relação, sem chances de crescimento pessoal. Costuma se limitar ao campo psicológico e acontecer em qualquer tipo de vínculo: amoroso, familiar, em amizades e até no ambiente profissional.


"Um relacionamento abusivo é aquele em que o abuso emocional é adotado para conquistar poder e controle sobre o outro", pontua o psicólogo Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (Casme). Pode ocorrer de diferentes formas: insulto, crítica, ameaça, desprezo, intimidação, xingamento, ridicularização, mentira e outras atitudes negativas. Diferente da conexão tóxica, a abusiva domina o campo psicológico e pode evoluir para o ataque físico.


"A principal diferença é que a pessoa tóxica, geralmente, não percebe sua conduta. É alguém de mal com a vida, mas que praticamente não tem intenção de ferir ou machucar o outro. Já o abusador sabe muito bem o que está fazendo, calcula seus passos, premedita, não sente piedade ou compaixão pela vítima", avalia Nívea Loza, psicóloga e neuropsicóloga.

FONTE: uol.com.br

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital